Portal de Conhecimento – Artigos e Tutoriais Informática

Excel

Novos Data Types no Office 365

No Excel, o “Data type” é um recurso que permite transformar informações de localização em dados geográficos ou outros tipos, como poderá comprovar. Esse tipo de dado é útil para trabalhar com endereços, cidades, países e coordenadas geográficas duma maneira mais integrada e poderosa.

Ao usar o Geography Data Type, o Excel pode reconhecer automaticamente informações de localização uma folha de cálculo e converter esses dados em objetos geográficos reconhecíveis. Isso pode incluir a identificação de endereços, a geocodificação de locais específicos (atribuição de coordenadas geográficas) e a agregação de informações de localização em mapas interativos.

Com esse recurso, os Utilizadores podem visualizar e analisar dados geográficos com mais facilidade, criar visualizações mais ricas e explorar insights espaciais em suas análises.

Esta funcionalidade, particularmente útil para análises de negócios, mapeamento de vendas, planeamento de rotas e muitos outros casos de uso onde a localização é um fator importante.

Esse tipo de dados Geográfico interno é um novo tipo de dados disponível para Utilizadores de contas do Microsoft 365.

 Com este novo tipo de dados ricos, você pode acede ar detalhes como população, capital/grande cidade, fuso horário, código de moeda, terras agrícolas em %, maior cidade, líder(es), emissões de dióxido de carbono e muito mais informações.

Este tipo de dados rico não é igual aos outros tipos de dados (número, texto, booleano e data) do Excel, devido ao seu rico conjunto de informações em uma única célula.

Todas essas informações estão conectadas a uma fonte de dados online.

Para pesquisar os dados geográficos na Folha de Cálculo Excel, primeiro você precisa converter o texto (nome do local) para o tipo de dados geográficos.

Quando você aplica o tipo de dados Geografia a uma célula, um pequeno ícone de bandeira será adicionado à célula no lado esquerdo.

Para aplicar o tipo de dados Geografia,

Insira o texto nas células. O texto de entrada pode ser o nome de um país, estado, província, região ou cidade.

Selecione a(s) célula(s).

Vá para o separador Dados (Data) ==>  Tipo de Dados (Data Type), abra a lista e  clique em Geografia.

O Excel aplica o tipo de dados Geografia somente se encontrar uma correspondência entre o texto de entrada na(s) célula(s) junto com a fonte de dados online.

Em seguida, você pode usar outras colunas para extrair as informações de localização necessárias relativas a esse tipo de dados, como tamanho da força armada, área florestal em%, população total ou fuso horário.

Repita clicando no botão Inserir dados várias vezes se precisar adicionar mais de um campo em sua Folha de Cálculo.

Observação:

Exemplo Prático

  1. O tipo de dados MS-Excel Geography usa o serviço Bing para mostrar os dados. Por exemplo, eis os nomes de alguns Países- que convertidos em Data Type Geography- permitem apresentar diversas informações importantes, como poderão comprovar:
  • Deve ser necessária conexão com a Internet, pois todos os resultados são mostrados/exibidos usando fonte de dados online. Veja o que acontece, quando clicar no ícone ao lado do nome do País:

E, pode ver mais algumas informações, caso clique no botão ao lado:

  • O atalho para ver todas as informações disponíveis para este tipo de dados geográficos é Ctrl+Shift+F5
  • (conforme demostrado na imagem acima).

Ao nível das Empresas, poderá aplicar os Moedas ou Acções- e veja o resultado:

Aparecerá o ícone ao lado, onde pode clicar e consultar a informação pretendida:

Espero que com esta Dica, tê-lo ajudado – e que tire o máximo partido das suas potencialidades.

Bom trabalho.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »